1. Os lustres pendentes podem ser usados em cima da superfície da mesa de jantar.
Em meus projetos já sugeri para clientes o uso de pendentes em quarto de casal utilizando acima dos criados mudos de forma simétrica ou assimétrica como por exemplo, um pendente de um lado e uma luminária de leitura fixa do outro lado. É uma boa sugestão para quem quer algo diferenciado e acolhedor, pois deixa o quarto mais aconchegante.
Sugestões para uma iluminação de sucesso
Sempre falo aos meus clientes que fazer um projeto de luminotécnica é muito importante e é fundamental para ter uma decoração bem aconchegante. Quando o pé direito do ambiente permite, é possível fazer um rebaixo de forro de gesso e embutir os spots técnicos de acordo com o layout de mobiliário já definido e o pendente entra em cena como um item de destaque, que se valoriza ainda mais em uma cena ou contexto bem iluminado. O forro de gesso deve ter no máximo 15 cm, pois já é suficiente para embutir os spots e passar os conduítes com a distribuição da fiação.
2. Os pendentes também ficam muito bem no quarto de casal. Nesta ideia, são usados para substituir o abajur.
O importante é prever o ponto do pendente centralizado com o móvel ou elemento que deseja destacar. Por isso, a importância de um projeto para que o eletricista possa executar o ponto de elétrica de forma exata. Esse é um erro muito comum e o visual final não favorece o ambiente.
A altura do pendente é outro ponto que as pessoas costumam errar: em caso de mesa de jantar, o ideal é o pendente estar a 60 a 70 cm da mesa, mas isso não é uma regra. Pode variar de acordo com o modelo do pendente. Uma boa dica é acompanhar a instalação e ir visualizando e regulando o fio para cima ou para baixo e tentar visualizar o pendente próximo à altura dos seus olhos. Neste caso não é confortável ter uma lâmpada muito forte no pendente, pois incomoda na hora das refeições, uma vez que a pessoa estará sentada e com a iluminação direcionada para baixo.
3. No quarto de solteiro o pendente também é uma boa ideia e pode ser usado em diferentes formatos.
O tamanho do pendente em qualquer ambiente ou situação também é muito importante e deve ser avaliado e escolhido com calma. Para varanda gourmet, por exemplo, já sugeri pendentes menores, mas em várias quantidades, formando uma linha horizontal. Se tiver espaço para uma ilha no ambiente, os pendentes ficam muito charmosos e convidativos para receber os amigos ou familiares em casa. Já um pendente muito grande em uma situação dessas ficaria incômodo, afinal, quem passa por perto corre o risco de bater a cabeça.
4. Os pendentes devem ter a altura ajustada para evitar acidentes.
5. Na sala de jantar, o pendente vem em versão mais curta e larga, para iluminar a mesa inteira.
Por fim, os pendentes podem ser utilizados de forma alegre e descontraída. Não tenha medo de ousar e saia do convencional!
Mais fotos para encher os olhos
6. Uma sala de jantar mais clean, com pendente minimalista
7. O pendente pode vir em um arranjo assimétrico, que dá o toque final para a sala de estar.
8. Detalhe de pendentes irregulares em fundo espelhado.
9. O pendente dá mais delicadeza para o quarto de menina
Nenhum comentário:
Postar um comentário