(Kelly Paciulo/UMM Arquitetura de Interiores)
Geralmente, ficamos receosos em apostar nas cores para deixar os ambientes interessantes, ainda mais quando eles têm metragens reduzidas. Eu sou uma pessoa colorida, e acredito que quando bem utilizadas, as cores exercem grande
influência sobre as sensações humanas, podendo causar diferentes emoções – inclusive gerar alegria e sensação de bem estar.
(Divulgação/Anna Parisi Arquitetura & Design)
Por isso, para dar um toque de ousadia e personalidade à sua casa, que tal dar uma pitada de cor no lavado, no corredor de circulação ou até mesmo no hall de entrada? Esses espaços são ideais para você começar a experimentar sua paleta preferida, até porque são locais de passagem e menores, o que evita uma mudança radical.
(Divulgação/UMM Arquitetura de Interiores)
Através do círculo cromático, você pode aprender a criar harmonia entre as cores, e a partir daí trabalhar com inúmeras combinações. Uma dica para quem está preocupado em errar é optar inicialmente pela elaboração de um ambiente monocromático, explorando as variações de um só tom, do mais claro ao mais escuro, alternando texturas e temperaturas da cor.
(Divulgação/Anna Parisi Arquitetura & Design)
Já os mais ousados, podem partir para os contrastes e escolher cores que encontram-se em lados opostos no círculo, trabalhando com uma paleta quente e fria (ex.: laranja e azul). Ou combinar três cores que possuem a mesma distância entre si no círculo formando um triângulo (ex.: verde, roxo e laranja). Ou ainda, escolher uma cor do círculo como a principal e duas outras adjacentes a ela. Com essas dicas não há como errar!
(Divulgação/Anna Parisi Arquitetura & Design)
A mudança pode acontecer inicialmente usando apenas tinta, o que sem dúvida nenhuma gera uma economia e o ambiente se transforma rapidamente. Recomendo fazer o teste em uma das paredes para ver se de fato a cor agrada.
(Divulgação/Anna Parisi Arquitetura & Design)
Para quem não quer enfrentar muita bagunça e sujeira, é possível fazer uma “maquiagem” e apostar na mudança de tecidos e acessórios, usando novas capas de almofadas, tapetes, molduras de quadros, capas ou mantas. Depois de pronto, caso queira destacar ainda mais o décor, sugiro um reforço na iluminação para evidenciar as cores através de abajures e arandelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário